terça-feira, 28 de agosto de 2012

Screening cardiológico. Quando e porque começar

Infartos e demais doenças cardiológicas cursam entre as principais causas de morte e aumentam à cada dia. A principal profilaxia (prevenção) para este desfecho está na alimentação balanceada e saudável, pobre em gorduras e frituas, a prática de atividade física e viver a vida com o mínimo de estresse possível.
O Screening cardiológico consiste na realização de exames que visam diagnosticar o mais breve possível a presença de doenças cardíacas e, assim que forem diagnosticadas, iniciar o quanto antes o tratamento e as medidas necessárias para evitar agravos.
Todas as pessoas deveriam, independente da idade, realizar consulta médica com, pelo menos, a realização de exames básicos antes do início da prática de atividade física. (Ao menos consulta com anamnese e exame físico, eletrocardiograma, radiografia de tórax e exames de laboratório).
Pessoas diabéticas, hipertensas, dislipidêmicas (problemas de colesterol e triglicerídeos), tabagistas (fumantes), com histórico familiar de doenças cardíacas e obesas devem anualmente fazer acompanhamento médico com consulta e realização de exames.
Pessoas com 30 anos devem, independente dos fatores de risco, realizar sua primeira bateria de exames cardiológicos e, de acordo com os resultados, repetir estes com intervalo de tempo a ser determinado.
Por fim, à partir dos 40 anos de idade, todos devem realizar anualmente consulta e exames como eletrocardigrama, ecocardiograma com estresse farmacológico ou cintilografia do miocárdio e laboratório.

Agende sua consulta, faça seu screening, previna-se e viva por mais tempo e com mais saúde!

Nenhum comentário:

Postar um comentário