quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Dietas, obesidade e envelhecimento

 
Há uma infinidade de dietas disponíveis em sites e consultórios em todo o país. Livros de dietas milagrosas e com nomes diferentes a cada uma nova dieta. Por fim, existem basicamente dois tipos de dietas. As restritivas (onde há 1 ou mais grupos de alimentos em que é "proibida" a ingesta) a as dietas hipocalóricas balanceadas (aquelas onde se pode comer qualquer ...alimento, porém controla-se a quantidade de calorias de ingesta diária).
Estas duas dietas podem funcionar para que se perda peso e podem melhorar diversos parâmetros de saúde. O que muitos não sabem é que as dietas podem retardar envelhecimento (dietas voltadas para anti aging ), diminuir os riscos de doenças crônicas como coronariopatias (infartos), AVE´s (derrames), diabete, hipertensão, entre tantas outras coisas.
Saber o que comer e dosar o que se come pode ser a saída para se viver mais, com mais saúde e para que se tenha muito mais beleza
Uma das dietas mais estudadas atualmente e com grande impacto devido à trabalhos científicos que a dão embasamento é a dieta de restrição de carbohidratos. Estudo publicado no New Englad Journal of Medicine, mostrou que durante seis meses de dieta, indivíduos obesos mórbidos, com grande proporção de dislipidemia e diabetes entre eles, que fizeram dieta restritiva de carbohidratos, tiveram maior pe......rda de peso, maior diminuição dos índices séricos de triglicerídeos, melhor melhora da sensibilidade da insulina e maior controle glicêmico quando comparados com indivíduos que fizeram dieta hipocalórica com diminuição da ingesta de gorduras (a dieta tradicionalmente realizada). Fonte: New England Journal Of Medicine. A Low-Carbohydrate as compared with a Low-fat Diet in Severe Obesity. 2003.
Nesta dieta restringe-se a ingesta de carbohidratos e mantém-se livre a ingesta de protéinas e lipídios o que facilita a adesão a dieta além de ter melhores resultados e efeitos sobre a saúde. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário